Total de visualizações de página

14.9.06

Procuradoria recebe relatório do TCU e deve investigar denúncia sobre cartilhas

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A Procuradoria Geral da República deve investigar a denúncia do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre as cartilhas pagas pelo governo e distribuídas ao PT. O procurador Antonio Fernando de Souza recebeu hoje do TCU o resultado da auditoria que identificou as irregularidades. O relatório foi aprovado nesta quarta-feira pelo plenário do tribunal.

Como também responde pela Procuradoria Eleitoral, cabe a Souza decidir se encaminha para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a denúncia do TCU, se pede o aprofundamento das investigações ou se não tomará nenhuma providência.

O procurador ficou famoso por denunciar ao STF (Supremo Tribunal Federal) a existência de "quadrilha" que tinha por objetivo se perpetuar no poder ao analisar o escândalo do mensalão.

A assessoria da Procuradoria disse que ele não comentou o caso das cartilhas. No Ministério Público, a avaliação é que o caso é grave. José Carlos Cosenzo, presidente da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), disse, em entrevista à Folha Online, que a denúncia será investigado com "urgência urgentíssima" pelo Ministério Público Eleitoral.

"É preciso darmos uma resposta para a sociedade com urgência. A denúncia é gravíssima e vai na contramão do que buscamos que é evitar o uso da máquina pública", afirmou.
Para o presidente da Conamp, se as denúncias ficarem comprovadas, "medidas extremamente sérias têm que ser tomadas".

No meio político, já se fala que as acusações podem levar ao impeachment do presidente Lula se ele for reeleito em outubro. O argumento é que o governo teria usado dinheiro público para abastecer o PT de informações sobre o governo.

Nenhum comentário: