Total de visualizações de página

8.10.06

o governo mente sobre o superávit primário


ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE SUPERÁVIT PRIMÁRIO:
esse ano divulgado em 4,47% do pib nacional.
esse numero como vamos ver a seguir é muito baixo,tem que ser muito maior porque na realidade oque temos no brasil é déficit.
-o superávit para o governo equivale na contabilidade das empresas ao lucro bruto antes dos juros,amortizaçoes,impostos e depreciaçao.É comum em ingles usar a sigla ebitda.Empresas com ebitda positiva quebram em razao de endividamento.O governo pode ter superavit primario positivo e estar profundamente encrencado pelo mesmo motimo,como é o caso do brasil.
-Para o nome equivaler a realidade deveria ser colocado os juros nessa conta,sem que essa despeza ficasse discrimada como menos legitima que a outra.
-O nome correto é déficit nominal:
adotar na pratica contabil,incluir na despesa corrente as amortizaçoes de dividas no proprio exercicio fiscal,o deficit nominal é ampliado,e,portanto medido de acordo com criterios do resto do mundo,seguindo esse calculo seria de estonteante 23% do pib,o maior do mundo.
entao com um déficit real de 23% do pib nao tem como dizer que temos superavit primario a nosso favor porque na verdade temos deficit .
Esse é o tamanho do problema e a razao do brasil ser campeao mundial de juros.

Nenhum comentário: