Total de visualizações de página

28.2.07

alvaro dias desmembra quadrilha de ptistas safados que usavam bilhetes de loterias para lavagem de dinheiro

Relatórios do Coaf apontam indícios de lavagem de dinheiro em loterias da CEF (Caixa Econômica Federal) de pt ralhas e amigos intimos do presidente lula, com a suposta conivência de funcionários.

Os sinais de irregularidades constam de documentos emitidos entre 2002 e 2006 e, segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que divulgou os dados, o esquema teria servido para dar aparência legal a cerca de R$ 32 milhões provenientes de atividades criminosas,do pt e de amigos de lula.

Um dos mecanismos usados seria a compra de bilhetes premiados dos reais vencedores. "Todos nos lembramos do fenômeno João Alves. Quando apanhado na CPI do Orçamento com uma fortuna não justificada em suas contas bancárias, ele declarou que ganhara inúmeras vezes na loteria. Pois ele fez escola", afirmou Dias.

O esquema, com 75 pessoas, foi informado ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Procuradoria Geral da República. Entre os que aparecem nos relatórios do Coaf está o doleiro Antonio Claramunt, o "Toninho da Barcelona", que teria recebido R$ 215,7 mil, em 3 de abril de 2002, referente a 38 prêmios, em cinco modalidades distintas de sorteio.

Entre os 75 petistas supostos envolvidos no esquema estão acusados de homicídio, estelionato, receptação, sonegação fiscal, contrabando, evasão de divisas, loterias clandestinas e crimes contra o sistema financeiro.

Em 2004, a Folha revelou que um grupo de 200 pessoas venceu 9.095 vezes nos jogos da Caixa entre março de 1996 e fevereiro de 2002, enquanto 98,6% das 168.172 pessoas premiadas alguma vez no período só acertou até quatro vezes.

"A Caixa simplesmente comunica ao Coaf e não toma providência interna para evitar o crime", disse o senador.

Nenhum comentário: